Política

Líder da minoria na Câmara quer exoneração de presidente da Fundação Palmares

Na representação, é citado o uso da máquina pública para difundir

Por Juliana Dias
Ás

Líder da minoria na Câmara quer exoneração de presidente da Fundação Palmares

Foto: Agência Brasil

A permanência de Sérgio Camargo na presidência da Fundação Cultural Palmares continua a gerar questionamentos por conta de posicionamentos destoantes do movimento negro e por comentários preconceituosos. Nesta terça-feira (9), o líder da Minoria na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE) protocolou uma representação contra Sérgio Camargo na Comissão de Ética da Presidência da República. Ele pede a exoneração de Camargo, depois da instauração de processo interno e de envio dos autos para que autoridades competentes apurem crimes na esfera civil, penal ou administrativa.

Na representação, é citado o uso da máquina pública para difundir, no dia 13 de maio, "conteúdo depreciativo em face da importância histórica de Zumbi dos Palmares". O deputado ainda destaca os áudios tornados públicos no último dia 2, em que  Camargo classificou o movimento negro como “escória maldita”, que abriga “vagabundos”, além de que teria chamado Zumbi de “filho da p. que escravizava pretos”.  Bem como agressões verbais à cantora Alcione e à Adna Santos, conhecida como Mãe Baiana, e que ocupa o cargo de Coordenadora de Políticas de Promoção e Proteção da Diversidade Religiosa da Subsecretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial no Distrito Federal. 

Nesta terça, Camargo usou as redes sociais para pontuar mais uma vez seu posicionamento: "Não tenho que apoiar o movimento negro. Minha raça é humana!". No seu perfil, ele se define como "negro de direita, antivitimista, inimigo do politicamente correto, livre".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.