Líder do governo na Câmara pede que Maia "saia do palanque"
Lider ainda pediu que o preisdente da Câmara se volte para discussões importantes para o Brasil
Foto: Agência Brasil
O clima entre o governo e o parlamento já estava tenso e a crise se intensificou com a demissão de Luiz Henrique Mandetta do ministério da Saúde. Mandetta, que é deputado federal pelo Democratas, mesmo partido dos presidentes das duas Casas do Congresso Nacional. Nesta sexta (17), o líder do governo na Câmara, major Vitor Hugo (PSL), saiu em defesa de Jair Bolsonaro e disse que atuação de Rodrigo Maia, presidente da Câmara, tem gerado instabilidade na relação dos dois Poderes.
"Eu espero de verdade que o presidente Rodrigo Maia saia do palanque, volte para as discussões, esqueça as eleições de 2022, e venha trabalhar pelo Brasil para, junto com o governo, construir um país melhor e que a gente possa assistir à população nessa crise do coronavírus", disse Vitor Hugo.
O líder falou que na segunda, Rodrigo Maia fez uma votação atropelada do Projeto de Lei que prevê compensação aos Estados e municípios pela perda de arrecadação de impostos (ICMS e ISS) e não permitiu que fossem apreciados os chamados "destaques", que são pedidos de alteração ao texto. Entre as sugestões do governo, estava a inclusão de uma contrapartida para o oferecimento do benefício, o que não aconteceu. De toda forma, o texto ainda tem que ser analisado pelo Senado, que não tem previsão de votação.
O PR @jairbolsonaro fez críticas contundentes, pontuais e, na minha visão, corretas ao presidente @RodrigoMaia na condução da Câmara dos Deputados, sem atacar o Parlamento como um todo. Depois de assistir às falas de ambos, segue minha manifestação. ???? pic.twitter.com/hAG9Tb3KK3
— Vítor Hugo (@MajorVitorHugo) April 17, 2020