Líder do PT anuncia representação contra Eduardo Bolsonaro

Parlamentar questiona atuação de Eduardo Bolsonaro

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Líder do PT anuncia representação contra Eduardo Bolsonaro

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias, anunciou nesta segunda-feira (27) que protocolará uma representação contra Eduardo Bolsonaro (PL-SP) no Conselho de Ética. Mesmo licenciado desde 20 de março, o parlamentar, segundo Lindbergh, permanece sujeito às regras do cargo e deve responder por declarações e articulações que, na avaliação do petista, configuram ameaças à soberania nacional e ao Estado Democrático de Direito.

De acordo com Lindbergh, a ação será baseada em três possíveis crimes: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, coação no curso do processo e atentado contra a soberania nacional. Ele classificou como grave a suposta tentativa de influenciar o curso de investigações em andamento e criticou a possibilidade de sanções internacionais contra autoridades brasileiras, que, segundo ele, representariam uma "pena de morte civil", afetando até mesmo o acesso a serviços bancários no exterior.

O parlamentar também mencionou o avanço das investigações da Procuradoria-Geral da República sobre a tentativa de golpe de Estado, citando a determinação de intimar Jair Bolsonaro para prestar esclarecimentos por ser “diretamente beneficiado” pelas condutas apuradas.

Lindbergh defendeu que o Conselho de Ética não se omita diante das recentes movimentações, especialmente envolvendo Eduardo Bolsonaro. “Ele é deputado, licenciado, mas ainda é deputado.” E acrescentou: “O mês não pode passar sem que o Conselho de Ética se pronuncie”.

A representação será protocolada ainda hoje, segundo o líder petista, que reiterou que não se trata apenas de um episódio isolado, mas de ações que atentam contra as instituições democráticas do país.

O inquérito que investiga a conduta de Eduardo Bolsonaro será relatado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A definição do relator foi confirmada nesta segunda-feira (27). Veja aqui os detalhes sobre a escolha de Moraes para conduzir o caso.
 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário