• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Linha sucessória para Governo do Rio reúne investigados na mesma operação que Witzel
Política

Linha sucessória para Governo do Rio reúne investigados na mesma operação que Witzel

Momentaneamente, vice Cláudio Castro ocupa o cargo

Por Juliana Dias
Ás

Linha sucessória para Governo do Rio reúne investigados na mesma operação que Witzel

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A linha sucessória do governador do Rio de Janeiro (RJ) afastado Wilson Witzel também é investigada na Operação Tris in Idem, por suposta participação no esquema de corrupção que culminou no afastamento do chefe do Executivo por 180 dias. De acordo com a Constituição Estadual do Rio de Janeiro, com o afastamento do governador, assume automaticamente o vice, no caso, Cláudio Castro. Até agora, Castro foi alvo de mandados de busca e apreensão, mas não de prisão ou de afastamento do cargo, portanto, pode exercer a função normalmente.

De toda forma, a Lei do Estado prevê que o próximo a assumir o cargo, com um possível afastamento do governador e do vice, seria o presidente da Assembleia Legislativa do RJ, o deputado André Ceciliano, que também foi alvo de mandados de busca e apreensão pela mesma Operação. No caso de um afastamento de Ceciliano, o texto legal prevê que assume o Presidente do Tribunal de Justiça.

O texto exato do artigo 141 é que "em caso de impedimento do Governador e do Vice-Governador, ou de vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da chefia do Poder Executivo o Presidente da Assembleia Legislativa e o Presidente do Tribunal de Justiça".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.