• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Links falsos do Desenrola Brasil são distribuídos por golpistas no Facebook e WhatsApp

Links falsos do Desenrola Brasil são distribuídos por golpistas no Facebook e WhatsApp

O endividado que deve procurar os bancos para renegociar as dívidas, e não ao contrário

Por Da Redação
Ás

Links falsos do Desenrola Brasil são distribuídos por golpistas no Facebook e WhatsApp

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O programa de renegociação de dívidas Desenrola Brasil, lançado na última segunda-feira (17), já está sendo usado como isca por golpistas no WhatsApp e redes sociais. Ao colocar o termo "desenrola" na barra de pesquisa do Facebook, aparecem centenas de links patrocinados, sendo grande parte deles com endereços redirecionados para sites fraudulentos. As informações são da Folha de S.Paulo

Entre os links está um chatbot de atendimento que faz perguntas e as responde com promessas enganosas sobre o programa. Outro link vende um material chamado "Guia do nome limpo" por R$ 27, sendo o pagamento feito via Pix ou cartão de crédito. 

À reportagem, a Meta, empresa que controla o Facebook, Instagram e WhatsApp, afirmou que não permite atividades fraudulentas ou qualquer atividades que violem seus padrões de comunidade e publicidade. 

"Usamos uma combinação de denúncias da nossa comunidade, tecnologia e revisão humana para identificar conteúdos violadores e aplicar nossas políticas", diz a empresa. 

É importante ficar atento a um detalhe: os bancos do programa Desenrola têm canais próprios para os correntistas interessados em quitar as dívidas adquiridas entre 2019 e 2022 e é o endividado que deve procurá-los, e não ao contrário. Com isso, qualquer link que não seja da instituição financeira é suspeito de golpe. 

De acordo com a Kaspersky, 76 mil tentativas de phishing no Brasil foram identificadas apenas em 2022. E, no novo relatório da empresa, divulgado na terça-feira (18), 65% dos brasileiros não sabem reconhecer se um site é legítimo. 

Para evitar fraudes, a empresa recomenda desconfiar de promessas exageradas, verifique o endereço do site, que pode conter erros gramaticais e trocas de letras por números, e ter um antivírus instalado no aparelho —o software tem uma lista de sites suspeitos, que pode impedir o golpe.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário