• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Lira critica indiciamentos de relatório da CPI e cita que restrição é similar à "regimes totalitários"
Política

Lira critica indiciamentos de relatório da CPI e cita que restrição é similar à "regimes totalitários"

Presidente do Câmara afirmou que comissão não pode ser "instrumento inquisitorial"

Por Da Redação
Ás

Lira critica indiciamentos de relatório da CPI e cita que restrição é similar à "regimes totalitários"

Foto: Agência Senado

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) criticou, na última quarta-feira (27), o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid e comparou feitas pela comissão à "regimes totalitários". 

"Ainda que graves sejam os fatos investigados, uma CPI não pode se converter em um instrumento inquisitorial de exceção, infenso ao controle e dotado de poderes exorbitantes ou ilimitados", afirmou.

Além disso, Lira criticou os indiciamentos da lista e afirmou que restringir o direito de parlamentares se manifestarem fere direitos e garantias fundamentais. 

“Quero falar sobre o tratamento dado a senadores e deputados, que têm a liberdade de expressar sua opinião e por elas não podem ser indiciados e pela apresentação de projeto de lei. Para mim, é motivo de indignação tomar conhecimento dos indiciamentos do relator da CPI. É inaceitável. Digo indignação, pois não encontro outro termo, pois o que está em questão não é um ou outro parlamentar, se não o que prevê a ordem brasileira e o Estado democrático de direito. Estou tratando da separação e harmonia dos Poderes, estou tratando da liberdade dos parlamentares”, afirmou, completando que a ideia de restrição é própria dos "regimes totalitários". 

O relatório final da CPI, entregue nesta quarta-feira (27), ao Supremo Tribunal Federal e à Procuradoria-Geral da República tem 80 indiciamentos, sendo 78 pessoas e 2 empresas. Dentre eles, está o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e os três filhos, Carlos, Flávio e Eduardo. Além do governador do Amazonas, Wilson Lima, e a empresa Prevent Senior.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.