Lira diz que Lula fez 'apelo pessoal' para aprovar MP dos Ministérios
Aprovação foi entendida na Câmara como um último voto de confiança ao Executivo
Foto: Agência Brasil
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse nesta quinta-feira (1°), em entrevista à GloboNews, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um “apelo pessoal” para a aprovação da medida provisória que reorganiza os ministérios. Lira afirmou que espera que o atrito sobre a votação tenha servido de “ensinamento” ao Planalto e que haja empenho do governo para a construção de uma base de apoio.
“O dia de ontem foi um grande esforço de partidos independentes e até de partidos da oposição para ajudar na votação por um apelo que foi feito pelo presidente Lula a mim pessoalmente e um apelo meu aos líderes como uma última pedida de esforço”, disse.
A MP, que permitiu a criação dos novos ministérios de Lula, foi aprovada às vésperas de perder validade. Segundo Lira, a aprovação foi entendida como um último voto de confiança ao Executivo. “O governo se movimentou. O presidente Lula foi alertado por mim. Ele hoje é conhecedor de todas as dificuldades que o seu governo tem na parte de articulação, e eu espero que tenha servido de ensinamento para que a partir de hoje ou da próxima semana o governo possa encaminhar politicamente e eticamente as suas matérias na Casa na construção de uma maioria que hoje ele ainda não tem”, afirmou.