Eleições

Lira libera voto de deputados fora de Brasília nas sessões da Câmara durante eleições

Medida evita descontos nos salários dos parlamentares

Por Da Redação
Ás

Lira libera voto de deputados fora de Brasília nas sessões da Câmara durante eleições

Foto: Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), editou um ato nesta quarta-feira (5) que autoriza os parlamentares a registrar presença nas sessões de outubro por meio de um aplicativo. Na prática, os deputados não precisam estar em Brasília para participar de votações na Câmara e ficam livres para atuar no segundo turno nas campanhas de candidatos a governos estaduais e à Presidência da República.

As votações pelo aplicativo, chamado Infoleg, já eram permitidas. No entanto, os parlamentares estavam obrigados a registrar presença nas dependências da Câmara. No caso das sessões convocadas para as segundas e sextas-feiras, quando os deputados costumam estar em suas bases eleitorais, o registro remoto de presença será permitido até 31 de janeiro de 2023.

Na justificativa, Lira afirmou que a medida, que evita descontos nos salários dos deputados, tem o objetivo de "otimizar os trabalhos da Casa" e viabilizar “a conciliação dos trabalhos desenvolvidos pelos parlamentares no processo legislativo e em suas bases”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário