Livro de 1823 furtado de museu no Pará é recuperado pela PF em Londres
Obra tinha sido levada do museu Emílio Goeldi em 2008, junto com outras obras históricas
Foto: PF/Divulgação
Um livro publicado em 1823, que havia sido furtado em 2008 do museu Emílio Goeldi, em Belém (PA), foi recuperado, naa quarta-feira (1º), por policiais federais brasileiros em Londres, na Inglaterra.
A PF não detalhou como o livro foi encontrado e recuperado. A corporação informou apenas que contou com a colaboração da da Polícia Metropolitana de Londres para chegar até a obra.
Escrito pelo alemão Johann Baptist von Spix, o livro “Simiarum et vespertilionum Brasiliensium species novae” é uma coletânea sobre a fauna e flora do Brasil, especialmente macacos.
A PF informou que o estado do livro é “bom”, mas que ele ainda será periciado quando chegar ao Brasil. O órgão disse ainda que investiga o envolvimento de intermediadores e receptadores de obras de arte no furto do livro do museu e no envio dele à Londres.
A obra foi um dos livros históricos furtados em 2008 do museu paraense. A investigação levou à denúncia, em 2011, de três servidores do museu por peculato culposo, segundo a PF.
Antes deste, a PF já havia recuperado outros dois livros. Um deles foi encontrado na Argentina, em dezembro de 2023. O outro foi localizado em Londres, em março deste ano.
No último dia 23, Dia do Livro, o museu Emílio Goeldi informou que havia resgatado outro livro, também sumido no furto de 2008: a obra "Delectus Florae et Faunae Brasiliensis", de Johann Christian Mikan.
Veja imagens de páginas do livro recuperado pela PF:
IMAGENS: PF/Divulgação