Tecnologia

Lua de Júpiter pode ter vulcões submersos ativos

Chamada Europa, atividade vulcânica ainda deve estar acontecendo

Por Da Redação
Ás

Lua de Júpiter pode ter vulcões submersos ativos

Foto: Ilustração/Reprodução/NASA

Cientistas encontraram fortes evidências de que a lua de Júpter, Europa, possui um oceano em seu interior rochoso. Agora novas pesquisas e modelagens de computador feitas por uma equipe de pesquisadores indicam que a atividade vulcânica deve ter ocorrido no fundo do mar em um passado recente, e, ainda estar acontecendo.

Mais detalhes poderão ser obtidos em breve, com o início da missão Europa Clipper, que tem o objetivo de orbitar perto da lua gelada para coletar medições que podem ajudar os cientistas a responder definitivamente à questão. Seu lançamento está previsto para 2024.

A lua de Júpiter é considerada pelo meio astronômico como um objeto com grande potencial para vida extraterrestre. Sua superfície congelada lembra um globo ocular gigante coberto de veias. 

Segundo a pesquisa, Europa poderia ter calor interno suficiente para derreter parcialmente sua camada rochosa – um processo que teria capacidade de alimentar vulcões no fundo do oceano.

O que leva os cientistas a crer que o manto rochoso da lua seja quente o suficiente para derreter é a atração gravitacional que Júpiter exerce sobre suas luas. Enquanto Europa orbita Júpiter, a gravidade do enorme planeta faz com que seu interior se flexione. O movimento, então, força a energia para o interior da lua, que vaza como calor.

Essa descoberta pode trazer esperanças, uma vez que na Terra, áreas vulcânicas no fundo do oceano geralmente são repletas de vidas. 

A pesquisa completa, publicada no periódico científico Geophysical Research Letters, foi liderada pela geofísica Marie Behounková, da Universidade de Charles, na República Tcheca.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário