Lula adia retomada da exigência de visto para turistas de EUA, Canadá e Austrália
Nova data ficou estabelecida para 10 de abril após adiamentos anteriores
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por meio de um decreto publicado em edição extra do "Diário Oficial da União" nesta quinta-feira (4), anunciou o adiamento, pela segunda vez, da retomada da cobrança de visto para turistas provenientes dos Estados Unidos, Canadá e Austrália. A medida anteriormente marcada para 10 de janeiro de 2024, agora está programada para entrar em vigor em 10 de abril de 2024.
A decisão inicial de restabelecer a exigência do visto havia sido estipulada para 1º de outubro de 2023, sendo prorrogada duas vezes. O adiamento mais recente acompanha a movimentação de parlamentares que buscavam a revogação do decreto que previa o retorno da cobrança em janeiro.
A dispensa da exigência de visto para turistas desses países foi implementada em 2019 pelo então presidente Jair Bolsonaro, sem a imposição de uma medida recíproca para os brasileiros que viajassem para essas nações.
Lula, fundamentando-se no princípio da reciprocidade, decidiu retomar a necessidade do visto, estabelecendo que o Brasil só dispensará tal exigência se houver uma contrapartida equivalente por parte dos países em questão.