Lula anuncia lançamento do Desenrola na próxima semana
Programa vai promover renegociação de dívidas, em plataforma com credores e clientes
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou na quinta-feira (13), que o programa Desenrola vai começar a operar na próxima semana. A medida é uma promessa de campanha do petista e foi confirmada no 1° semestre de 2022.
A iniciativa vai beneficiar cerca de 30 milhões de pessoas, que possuem ganhos mensais de até dois salários mínimos e dívidas de até R$ 5 mil.
"Vamos assumir a responsabilidade de tentar negociar com o banco, negociar com as empresas para que as pessoas que devem possam sair do Serasa, limpar o seu nome e voltarem a ser cidadãos de respeito e podendo consumir", afirmou ele, em entrevista à Record TV.
Todo o trâmite de renegociação da dívida vai ocorrer em uma plataforma lançada pelo governo, em que os credores vão apresentar propostas de descontos. Já os devedores vão usar o sistema para aceitar ou fazer uma contraproposta de refinanciamento e as condições de parcelamento e pagamento.
"Não tem nada mais gostoso do que o cidadão saber que não está devendo. Aliás, quem gosta de dever no Brasil é rico. Pobre odeia dever. Quem é pobre tem vergonha de dever", completou o presidente.