Lula anuncia primeiros nomes de ministros para seu terceiro mandato
Entre os escolhidos estão o baiano Rui Costa, para Casa Civil, e Fernando Haddad, para Fazenda
Foto: Reprodução
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou na manhã desta sexta-feira (9), os primeiros nomes para comandar ministérios em seu terceiro mandato. Os nomes escolhidos foram para as seguintes pastas: Fazenda, Casa Civil, Justiça e Segurança Pública, Defesa e Relações Exteriores.
Fernando Haddad (PT) foi anunciado como ministro da Fazenda. Haddad foi ministro da Educação de 2005 a 2012, responsável pela criação do Prouni.
José Múcio Monteiro como ministro da Defesa. Ele já foi ministro das Relações Institucionais de 2007 a 2009 e ministro do Tribunal de Contas da União de 2009 a 2021.
Flávio Dino (PSB) assume como chefe da Justiça e Segurança Pública, ele foi governador do Maranhão, juiz federal, presidente da Embratur, professor da UFMA e nas últimas eleições foi eleito senador do Maranhão.
Mauro Vieira é o novo ministro de Relações Exteriores. Ele foi embaixador na Argentina e Estados Unidos, chanceler do governo federal em 2015. É embaixador na Croácia.
Para a Casa Civil, o atual governador da Bahia, Rui Costa, foi o escolhido.
Lula abriu seu discurso respondendo às críticas pela falta de diversidade no primeiro anúncio de formação de governo. De acordo com o presidente eleito, os próximos anúncios serão compostos de mulheres, afro descendentes e indígenas. "A cara da sociedade brasileira", afirmou o petista.
"O governo tem 100% de chances de dar certo. Respirar mais democracia, ter mais salário, mais liberdade e aos companheiros anunciados, eu espero que possam trabalhar como jamais trabalharam. Eles sabem as responsabilidades deles. Espero novos dias para o povo e para a imprensa brasileira. Ninguém vai negar informação para vocês e o Portal da Transparência vai voltar a funcionar 100%", garantiu o petista.