Lula anuncia resolução de acordos da Vale sobre tragédias de Brumadinho e Mariana
Presidente afirmou que mineradora deverá cumprir os compromissos de reparação após anos de impasse
Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou, nesta quinta-feira (5), que os acordos de reparação entre a mineradora Vale e as famílias afetadas pelas tragédias de Brumadinho e Mariana serão "resolvidos" até o início de outubro. Em entrevista à Rádio Vitoriosa,de Uberlândia, Lula afirmou que o governo está próximo de um desfecho para as negociações que já se duram quase uma década.
"Até o começo de outubro, a gente vai resolver a questão do acordo com a Vale para resolver o problema de Mariana e Brumadinho", disse Lula. Ele criticou a mineradora pela demora no cumprimento das decisões judiciais e nas tentativas de acordo com as vítimas e seus familiares. "A Vale não cumpre. Agora vai ter que cumprir", completou o presidente.
As tragédias de Mariana, em 2015, e Brumadinho, em 2019, resultaram em centenas de mortes e na destruição de vastas áreas em Minas Gerais e no Espírito Santo, além de danos ambientais e econômicos. O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, também comentou a questão após uma reunião com Lula em Brasília. Casagrande disse esperar que um acordo de cerca de R$ 100 bilhões seja fechado até o fim deste ano para reparar os danos causados.