Lula anuncia retorno de investimentos do Brasil na África
Durante seu discurso em Angola, Lula anunciou o retorno dos financiamentos e investimentos brasileiros na África
Foto: Ricardo Stuckert/PT
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em sua primeira visita oficial ao continente africano durante seu terceiro mandato, anunciou o retorno dos investimentos do Brasil na África durante sua estadia em Angola. A viagem de Lula incluiu sua participação na reunião de cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), onde foram discutidas importantes questões relacionadas ao desenvolvimento global.
Lula reafirmou seu compromisso de estreitar os laços entre o Brasil e a África, bem como com outros países em desenvolvimento. Ele destacou a importância de uma parceria mais sólida entre nações que compartilham interesses e desafios semelhantes. Durante seu discurso em Angola, Lula anunciou o retorno dos financiamentos e investimentos brasileiros na África.
"Vamos voltar a fazer financiamento para os países africanos. Vamos voltar a fazer investimento para Angola, que é um bom pagador das coisas que o Brasil investiu aqui. Angola sempre foi um país que nos deu a certeza de que cada dólar investido aqui seria ressarcido. E assim o fez", afirmou o presidente.
Lula ressaltou a diversidade de áreas em que os dois países podem colaborar e destacou a possibilidade de resultados positivos ao comparar os negócios com países mais desenvolvidos. Ele apontou que, por vezes, o Brasil subestima as oportunidades de fazer negócios com nações em desenvolvimento, preferindo focar em países ricos.
O presidente também lamentou o afastamento do Brasil da África nos últimos anos e expressou sua crença de que essa relação pode ser benéfica para ambos os lados. Vale lembrar que durante o mandato anterior, o ex-presidente Jair Bolsonaro não realizou visitas oficiais à África, contrastando com a abordagem de Lula. Michel Temer, antecessor de Bolsonaro, esteve na região em 2018.
De volta ao Planalto, Lula já realizou duas viagens à África durante seu terceiro mandato, demonstrando seu comprometimento em fortalecer os laços com países africanos e de língua portuguesa. A visita à Angola marca mais um passo em direção a uma maior cooperação e parceria entre o Brasil e os países africanos.