Ibovespa fecha em queda e IPCA-15 tem alta acima do esperado
O discurso de Jerome Powell manteve os investidores cautelosos
Foto: Agência Brasil
O Ibovespa registrou uma queda de 1,02% ao final do dia, atingindo 115.837 pontos. Embora o índice tenha apresentado um pequeno aumento de 0,37% no acumulado da semana, a sessão de hoje foi marcada pela liquidez reduzida e pelo sentimento de cautela entre os investidores.
O discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Banco Central americano), durante o simpósio de Jackson Hole manteve os investidores cautelosos em relação à direção futura das taxas de juros nos Estados Unidos. Ele não descartou a possibilidade de novas altas nas taxas para controlar a inflação e levá-la à meta estabelecida pelo Federal Reserve. Essa postura conservadora teve impacto nos mercados globais, incluindo o Brasil.
Além disso, o IPCA-15 de agosto, uma prévia da inflação oficial do Brasil, também influenciou a direção do mercado. O índice registrou um aumento de 0,28% em relação a julho, superando as expectativas do mercado, que projetavam um avanço de 0,16%. A alta foi impulsionada principalmente pelo aumento dos preços da energia elétrica, que subiu 4,59% no período.
A interpretação inicial do mercado foi de que o resultado do IPCA-15 poderia limitar a possibilidade de um aumento no ritmo de cortes da taxa básica de juros (Selic) pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. Isso gerou uma alta nos juros futuros locais e impactou negativamente ações de empresas sensíveis às taxas de juros. Algumas das empresas mais afetadas foram Locaweb ON (-5,29%), MRV ON (-5,58%) e Arezzo ON (-4,34%).