Lula cobra investimentos de países ricos para enfrentamento às mudanças climáticas
Declarações foram feitas durante o encerramento da 46ª Caricom, em Georgetown, na Guiana
Foto: Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a cobrar que países ricos assumam o compromisso de destinar US$ 100 bilhões anuais às nações em desenvolvimento para o enfrentamento da mudança climática.
As declarações foram feitas durante o encerramento da 46ª Caricom (Conferência de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe), em Georgetown, na Guiana. O presidente participa do evento como convidado especial.
Essa não é a primeira vez que Lula faz a cobrança por investimentos na área. Em dezembro do ano passado, durante a abertura da Cop28 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), em Dubai, nos Emirados Árabes, Lula afirmou que "o planeta está farto de acordos climáticos não cumpridos" e cobrou dos países ricos a execução da promessa de ajudar financeiramente os mais pobres
"Não é possível que os países ricos, principais responsáveis pela crise climática, continuem descumprindo o compromisso de destinar US$ 100 bilhões anuais aos países em desenvolvimento para o enfrentamento da mudança do a clima", disse Lula.
"Compartilhamos do diagnóstico da iniciativa de Bridgetown [Iniciativa que busca um pacto em que países ricos ajudem os países pobres a enfrentar as mudanças climáticas]. Muitas de suas propostas são bandeiras que o Brasil erguerá na presidência do G20. Refiro-me em especial ao pleito pela ampliação dos recursos disponíveis aos países em desenvolvimento. Até o final deste ano faremos um aporte ao fundo concessional do Banco de desenvolvimento do Caribe", disse Lula.