Lula cobra posicionamento do Brics sobre guerra entre Rússia e Ucrânia

Presidente participa da cúpula do Brics em Joanesburgo, na África do Sul

Por Da Redação
Ás

Lula cobra posicionamento do Brics sobre guerra entre Rússia e Ucrânia

Foto: Divulgação/ PT

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrou que o Brics defina uma posição sobre a guerra entre a Rússia e Ucrânia. Segundo ele, o grupo não pode se omitir sobre o assunto. O petista participa do segundo dia da cúpula do Brics, em Joanesburgo, na África do Sul. O bloco é formado por Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul.

No discurso, feito ao lado de Serguei Lavrov, ministro dos Negócios Estrangeiros enviado para representar a Rússia, e do presidente chinês Xi Jinping, Lula afirmou que o Brasil não ficará indiferente às questões ucranianas. "Queremos nos juntar aos esforços por uma paz justa e duradoura".

Na cúpula, Lula também criticou a falta de atenção dada a conflitos em países pobres, como Haiti, Sudão do Sul e Palestina. "Todos merecem viver em paz. É inaceitável que os gastos globais militares ultrapassem US$ 2 trilhões enquanto a FAO nos diz que 735 milhões de pessoas passam fome por dia".

"Muitos outros conflitos estão por vir. Não podemos nos furtar a tratar o principal conflito da atualidade, que ocorre na Ucrânia e tem efeitos globais. A busca pela paz é um dever coletivo e um imperativo para um desenvolvimento justo e sustentável. O Brics deve atuar como uma força pelo entendimento e cooperação pelo fim dos conflitos no mundo", acrescentou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário