Lula comenta fuga de presos em Mossoró: “Teoricamente parece que teve a conivência com alguém do sistema lá dentro”
Presidente ressaltou que não está fazendo acusações diretas, mas espera pelos resultados das investigações
Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou neste domingo (18), pela primeira vez, sobre a fuga dos presos Rogério Mendonça e Deibson Nascimento, que ocorreu na última quarta-feira (14) no presídio de segurança máxima de Mossoró (RN).
Durante uma coletiva de imprensa em Addis Ababa, capital da Etiópia, no encerramento de sua viagem à África, Lula afirmou que “teoricamente parece que teve a conivência com alguém do sistema lá dentro”.
O presidente ressaltou que não está fazendo acusações diretas, mas espera pelos resultados das investigações da polícia local e da Polícia Federal para esclarecer os eventos ocorridos no presídio de Mossoró.
Lula também defendeu o novo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, destacando que foi ele quem anunciou a abertura de uma sindicância para apurar possíveis participações internas na fuga.
Ele expressou sua preocupação com a segurança e a eficácia dos presídios de segurança máxima, mencionando que essa fuga é inédita desde a criação dessas unidades em 2006 no Brasil, e ressaltou a importância de esclarecer possíveis falhas no sistema.