Política

Lula convida presidente da Ucrânia para reunião em Nova York

Encontro entre Lula e Zelensky pode ocorrer durante participação na Assembleia Geral da ONU, mas aguarda confirmação

Por Da Redação
Ás

Lula convida presidente da Ucrânia para reunião em Nova York

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Durante sua participação na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para uma reunião bilateral. O convite foi confirmado a CNN pelo líder do governo no Senado, Jaques Wagner, que integra a comitiva de Lula nos Estados Unidos. 

Até o momento, não há confirmação por parte das autoridades ucranianas sobre a participação de Zelensky no encontro. Esta seria a primeira reunião presencial entre Lula e Zelensky, uma vez que tentativas anteriores de conciliar agendas não tiveram sucesso, inclusive durante a cúpula do G7.

O convite de Lula ocorre em meio a uma discussão internacional envolvendo o presidente russo, Vladimir Putin, para o qual o Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu um mandado de prisão por crimes de guerra. Recentemente, Lula declarou que Putin não seria preso se visitasse o Brasil, gerando controvérsia sobre o cumprimento das obrigações do TPI. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.