Política

Lula deve aprovar, com vetos, projeto da dívida dos estados nesta terça (14)

Proposta de Rodrigo Pacheco visa menores juros e parcelamentos das dívidas em até 30 anos

Por Da Redação
Ás

Lula deve aprovar, com vetos, projeto da dívida dos estados nesta terça (14)

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva deve aprovar, com vetos, nesta terça-feira (14), a proposta de autoria do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, chamado Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).

A previsão do programa visa reduzir juros e cria possibilidade de parcelamentos das dívidas em até 30 anos.

A sanção ocorre após a reunião dos ministros da Fazenda, Fernando Haddad, da Casa Civil, Rui Costa, e do autor do texto, visando discutir as mudanças realizadas durante a tramitação da proposta na Câmara dos Deputados. Randolfe Rodrigues, senador líder do governo no Congresso Nacional, também presenciou o encontro.

As dívidas dos estados chegam ao total de R$ 765 bilhões, com os maiores devedores sendo Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Com a proposta, o dinheiro do FPE será distribuído igualmente entre os estados.

Com o projeto em aprovação, a expectativa é de que Lula mantenha boa parte da proposta original, no que diz à redução dos juros e principalmente na utilização de ativos para o abatimento dos débitos. Haddad indicou que vetos seriam necessários para evitar grandes impactos fiscais.

"Tudo que tem impacto primário será vetado [segundo a recomendação da equipe econômica e da Casa Civil]. Era um acordo preliminar com o Congresso Nacional. O Congresso queria fazer a repactuação [das dívidas dos Estados], foi uma iniciativa do próprio Congresso, mas o pressuposto da Fazenda era esse", afirmou Haddad.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.