Lula deve demitir mais uma ministra, afirma revista
Exoneração acompanhará o afastamento de Nísia Trindade, ex-ministra da Saúde

Foto: Ricardo Stuckert / PR
Lula está se preparando para demitir mais uma ministra. Segundo informações da Veja, o presidente da República contou a auxiliares e aliados, nesta semana, que pretende exonerar a ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves. A possível demissão acompanha o afastamento da agora ex-ministra da saúde Nísia Trindade, na terça-feira (25).
A medida deve ser tomada após diversas denúncias de assédio na pasta que Aparecida Gonçalves comanda. A especialista em gênero e em enfrentamento à violência contra mulheres é alvo de processos na Comissão de Ética da Presidência da República.
A ministra das mulheres, Cida Gonçalves (d) ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Joédson Alves/Agência Brasil
Em áudios, divulgados recentemente por Felipe Frazão, do Estadão, a ministra aparenta reclamar de ser constantemente solicitada por Lula e seus aliados. Isso, somado às denúncias, teria fortalecido a vontade de Lula de afastar a ministra.
Segundo a Veja, um dos principais nomes para assumir a pasta é o da senadora Teresa Leitão (PT-PE), aliada do presidente Lula. A nomeação de Teresa abriria espaço para que o ex-deputado Silvio Costa, seu suplente, assumisse o mandato no Senado.
Além de Teresa, a ministra da Ciência e Tecnologia Luciana Santos também está na mira para assumir o cargo.