Lula deve escolher entre indicado de Lewandowski e amigo para cadeira no STF
Defensor de Lula na Lava Jato, Cristiano Zanin desfruta de confiança do presidente
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
A indicação do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) criou um impasse para o presidente Lula (PT). Dois meses depois de receber mais de 15 sugestões para substituição do ministro Ricardo Lewandowski, que vai se aposentar em maio, Lula avalia agora somente dois nomes, dos advogados Cristiano Zanin e Manoel Carlos de Almeida Neto. As informações são da Exame.
Cristiano Zanin é defensor de Lula na Lava Jato e tem a amizade e confiança do presidente. Almeida Neto, por outro lado, é o candidato favorito do ministro. Ele foi assessor de Lewandowski no Supremo e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde atuou como secretário-geral da presidência. Atualmente, é diretor jurídico da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).
Segundo a reportagem, interlocutores do presidente Lula dizem que, para prestigiar Lewandowski, o petista deve escolher Almeida Neto agora e depois voltar com o nome de Zanin. Em outubro, a presidente do STF, Rosa Weber também se aposenta, e Lula terá o direito a nomear outro magistrado.