Política

Lula diz que Brasil "não está 100% preparado para lidar" com eventos extremos

Presidente fez reunião com chefes dos outros poderes para discutir queimadas no país

Por Da Redação
Ás

Lula diz que Brasil "não está 100% preparado para lidar" com eventos extremos

Foto: Reprodução/Canal Gov

Durante reuniões com ministros e representantes dos Poderes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta terça-feira (17), que o Brasil "não está 100% preparado para lidar" com eventos extremos. 

"Nós tivemos, nos últimos dias, um agravamento da situação no Brasil", declarou o presidente, na fala de abertura do encontro para tratar sobre as queimadas e a seca histórica que atingem o país.

"O dado concreto é que hoje, no Brasil, a gente não estava 100% preparado para cuidar dessas coisas [eventos climáticos extremos]. As cidades não estão cuidadas, até 90% das cidades não estão preparadas para cuidar disso. Os estados são poucos os que têm preparação, que tem Defesa Civil, Bombeiro e brigadistas [suficientes], quase ninguém tem", acrescentou. 

Além de Lula, participaram da reunião os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso. Também participaram a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o procurador-geral da República, Paulo Gonet.

Segundo o governo, o objetivo da reunião é dar um caráter de política de Estado ao combate às queimadas.

O Brasil vive um período de seca recorde, que atinge estados de todas as regiões. A falta de chuvas, aliada a temperaturas mais altas para o período, tem facilitado o alastramento das queimadas na vegetação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.