Lula e líderes políticos participam do Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas em Brasília
O evento tem como objetivo aproximar os ministérios e órgãos do governo dos municípios
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Gestores municipais para o mandato 2025-2028 se reúnem com integrantes do governo federal no Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, em Brasília, que começou nesta terça-feira (11) e vai até a quinta (13). O evento tem como objetivo aproximar os ministérios e órgãos do governo dos municípios.
Na abertura, marcaram presença o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e ministros como Alexandre Padilha, Rui Costa e Simone Tebet, além de autoridades como o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), também está em Brasília para o encontro.
Dentre as mais de 170 atividades simultâneas figuram informações sobre diretrizes e orientações sobre os programas do governo federal e recursos disponíveis; informações técnicas, administrativas e financeiras sobre os municípios; debates sobre o enfrentamento de questões climáticas e eventos extremos; direitos humanos, cidadania e gestão local; políticas de integração e desenvolvimento regional, segurança pública; e transição energética.
A mais nova iniciativa do governo federal para a contratação pública de microempreendedores individuais (MEIs), o programa Contrata+Brasil, foi anunciado durante o evento. A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, descreveram o programa como uma "grande oportunidade de contratações públicas" em todas as esferas de poder, sobretudo nas gestões municipais, que costumam contratar pessoas com certa frequência para realizar pequenos retratos, sem a necessidade de licitação.
Também serão abordados o relacionamento institucional das prefeituras com ministérios e outros órgãos governamentais, o pacto federativo e a gestão municipal.