Lula embarca para a China nesta terça (11), onde espera assinar ao menos 20 acordos bilaterais
Presidente chega ao país asiático na quarta (12); ele deve se encontrar com Jerônimo Rodrigues
Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), embarcou nesta terça-feira (11) para a China, após ter adiado a viagem devido a um quadro de pneumonia no fim de março. O Palácio do Planalto informou que o voo terá duas escalas, em Lisboa e Abu Dhabi, e o chefe do Executivo chegará à China na quarta (12).
No país asiático, é esperado que o presidente assine ao menos 20 acordos bilaterais. Um dos tratados a serem firmados com a China vai permitir o desenvolvimento um novo satélite para realizar um monitoramento ambiental de todo o território brasileiro, inclusive da floresta amazônica.
Segundo o governo federal, o diferencial do próximo modelo é uma tecnologia que permite o acompanhamengo de biomas mesmo com nuvens.
Além disso, Lula espera assinar um acordo de certificação digital com o governo chinês, para agilizar e tornar mais confiável o trâmite de produtos entre os dois países, com menos burocracia para os exportadores brasileiros.
Lula também deve se encontrar com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), que estendeu sua viagem à China até o fim da semana para participar de compromissos com o presidente.