"Lula não veta e nem apoia candidato do Brasil no BID", afirma Celso Amorim
"Não é papel dele neste momento tomar uma posição, porque ainda não assumiu”, disse o ex-ministro

Foto: Ravena Rosa/Agência Brasil | Wilson Dias/Agência Brasil
De acordo com o ex-ministro de Relações Exteriores e integrante da equipe de transição do governo , Celso Amorim, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva não veta e nem apoia o economista Ilan Goldfajn para a presidência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A informação foi passada em entrevista à CNN.
“Lula não veta e nem apoia nenhum nome. Não é papel dele neste momento tomar uma posição, porque ainda não assumiu”, disse Amorim. O político ressaltou que o desejo é que vença o candidato ou candidata que melhor atenda os interesses latino-americanos.
A eleição para a presidência do BID acontece neste domingo (20). Ex-presidente do Banco Central, Goldfajn é o candidato brasileiro e foi indicado pelo governo Jair Bolsonaro.
Na semana passada, o ex-ministro Guido Mantega havia enviado um e-mail à secretaria do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, pedindo o adiamento das eleições no BID para que Lula pudesse indicar um candidato depois de tomar posse. Mantega renunciou nesta quinta-feira, 17, ao seu cargo na equipe de transição.