Lula reúne ministros para balanço da gestão nesta segunda-feira (20)
Especialistas avaliaram o momento da reunião como delicado, por conta do o recuo na decisão de fiscalização do PIX
Foto: Reprodução/RafaNeddermeyer/AgênciaBrasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comandará a primeira reunião ministerial de 2025, em Brasília, nesta segunda-feira (20). O encontro acontecerá na Granja Torto, residência de campo da Presidência da República.
Neste tipo de reunião, geralmente, o presidente abre o encontro fazendo um balanço do que foi feito e o que ele espera das áreas - o discurso costuma ser transmitido ao vivo. Após isso, os ministros discursam e apresentam um balanço específico de suas pastas e as principais ações previstas para os meses seguintes.
Analistas apontaram que o momento desta reunião ministerial é delicado, pois, na semana passada, houve o recuo da decisão de fiscalização das movimentações financeiras após críticas e "fake news" envolvendo o PIX.
Leia mais: Após repercussão negativa e onda de desinformação, governo volta atrás sobre monitoramento do Pix
Leia mais: Pix: governo divulga MP que condena a taxação ou cobrança de valor adicional nos pagamentos
Leia mais: Quaest: 67% dos brasileiros acreditam que Pix seria taxado
Além disso, aliados do governo no Congresso Nacional estão cobrando mudanças no primeiro escalão, buscando dar mais espaço a integrantes de partidos que sustentam o governo no Legislativo. Também há cobranças por trocas em ministérios com gabinetes no Palácio do Planalto (Secretaria-Geral e Secretaria de Relações Institucionais), além de pastas como Saúde, Mulheres e Justiça.
A única troca anunciada até agora foi na Secretaria de Comunicação (Secom), onde o publicitário Sidônio Palmeira, que atuou na campanha de Lula em 2022 e assumiu como ministro no lugar de Paulo Pimenta (PT-RS).
No último dia 9 de dezembro, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou ao Globo News que o presidente poderia fazer mais trocas antes da reunião ministerial, mas não houve mais anúncios por parte de lula.