Lula sai fortalecido após atentado em Brasília, diz pesquisa
Para 38% dos entrevistados, no entanto, Bolsonaro saiu enfraquecido
Foto: Ricardo Stuckert/PR
A pesquisa Barômetro do Poder, divulgada pela InfoMoney nesta quarta-feira (25), mostra que o atentado às sedes dos Três Poderes, em Brasília, favoreceu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para 62% dos analistas entrevistados, o petista saiu “fortalecido” dos atos de vandalismo que ocorreram no dia 8 de janeiro.
O levantamento mostra ainda que outro membro do governo Lula que foi bem avaliado foi o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino. De acordo com os dados, 62% dos entrevistados disseram que ele saiu fortalecido após o episódio. Já o ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, foi mal avaliado. Todos os participantes disseram que ele saiu “muito enfraquecido” do atentado.
Segundo o Barômetro do Poder, a situação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não melhorou depois dos atos. Para 38% dos entrevistados, Bolsonaro saiu muito enfraquecido, enquanto para 54% ele saiu apenas enfraquecido. Uma parcela de 8% defende que nada mudou para sua imagem. Realizada entre os dias 17 e 19 de janeiro, a pesquisa contou com a participação de 14 analistas, 11 dos quais representam casas de análise de risco político e 3 analistas independentes.