Política

Lula se encontrará com presidente da Guiana em viagem ao Caribe

Em visita à Guiana, Lula participa de cúpula da Comunidade do Caribe (Caricom) e se encontra com o chefe de Estado Irfaan Ali

Por Da Redação
Ás

Lula se encontrará com presidente da Guiana em viagem ao Caribe

Foto: Reprodução/Agência Brasil

O presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem uma visita marcada nesta semana para Georgetown, na Guiana. Durante a viagem, o petista se reunirá com o chefe do Executivo guianês, Mohamed Irfaan Ali.

O foco do encontro é fortalecer as relações bilaterais. A questão de Essequibo, região alvo de disputa entre a Venezuela e a Guiana, também deve ser debatida.

O presidente irá ao país para participar do fechamento da 46ª Cúpula do Mercado Comum e Comunidade do Caribe (Caricom). O bloco reúne 20 nações caribenhas, entre elas, 15 países-membro e outros cinco associados. O Brasil não integra o grupo, mas participará como convidado especial.

A Cúpula começa oficialmente neste domingo (25) e se encerra na quarta-feira (28), data em que o presidente desembarca em Georgetown. Lula fará um discurso no encerramento do evento.

Ao longo dos quatro dias serão realizadas sessões de negócios entre chefes de governo. Em pauta, estão temas como a segurança alimentar, mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável, que também estão sendo discutidos no âmbito do G20.

Além da reunião com o presidente da Guiana, Lula deve se encontrar com a primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley. Ativista do clima, Mottley foi eleita com mais de 70% dos votos e é a primeira mulher líder de Barbados desde a independência do país, em 1966.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.