Lula se reúne com ministros no Palácio do Planalto, em Brasília
Presidente deve falar sobre relação com Congresso e selar saída de Daniela Carneiro
Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fará a terceira reunião ministerial nesta quinta-feira (15), a partir das 10h, no Palácio do Planalto, em Brasília. O objetivo central do encontro será pressionar os 37 ministros a melhorarem a relação com o Congresso Nacional. Além disso, a reunião deve marcar a saída de Daniela Carneiro do Ministério do Turismo.
Com o cargo ameaçado desde o mês passado, ela conseguiu adiar a demissão mesmo sob forte pressão do partido dela, o União Brasil. Lula e Daniela se encontraram na última terça (13) para discutir a situação política da ministra, e o chefe do Executivo decidiu não demiti-la naquele momento para poupá-la de uma saída conturbada.
Embora já tenha dado aval para a troca no Ministério do Turismo, o presidente tem uma boa relação pessoal com Daniela. Atualmente, ela está em litígio com a União e fez um pedido ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para mudar de partido. A bancada do União na Câmara quer a nomeação do deputado Celso Sabino (PA) para o seu lugar.
Congresso
No encontro, Lula deve exigir que os ministros atendam rapidamente os pleitos de parlamentares. Também vai dizer que, quando o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, apresenta uma indicação política a um colega, está falando em seu nome. A reunião deve se estender até o fim da tarde.