Lula tem ação por lavagem de dinheiro e tráfico de influência arquivados por juiz
Magistrado apontou que não houve indícios suficientes imputados ao ex-presidente
Foto: Reprodução
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu filho, Luís Cláudio, tiveram as investigações por lavagem de dinheiro e tráfico de influência, relacionadas as delações da Odebrecht, arquivadas pelo juiz Diego Paes Moreira, da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo. O magistrado apontou no despacho que não houve indícios suficientes dos crimes imputados ao pestista.
“Além de arquivar uma investigação baseada em delações mentirosas, também reconhece alguns fundamentos técnicos que sempre sustentamos e que foram utilizados pela Lava Jato para acusar sistemática e indevidamente o ex-presidente Lula”, afirmou.
Lula e o filho foram indiciados em março de 2019 por lavagem de dinheiro e tráfico de influência por supostos pagamentos da Odebrecht à empresa Touchdown, em 2011.
Em troca da influência no governo federal, a empreiteira investiria nos projetos de Luís Cláudio. Segundo a Polícia Federal, a Touchdown teria recebido R$ 10 milhões em alguns anos “apesar de seu capital social de R$ 1 mil”.