Lula volta a condenar ataque contra Trump e diz que episódio “empobrece a democracia”
Presidente já tinha se manifestado sobre o caso no sábado (13)
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Em nova manifestação sobre o atentado contra o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta segunda-feira (15), ser “defensor da democracia” e que condena o atentado.
“A gente não pode ter dúvida de condenar qualquer manifestação antidemocrática, seja pela direita, seja pela esquerda [...] Ninguém tem o direito de atirar numa pessoa porque não concorda com ela,” declarou.
O presidente ressaltou ainda que o ocorrido “empobrece a democracia”.
“Não sei se vai fortalecer alguém. Isso empobrece a democracia”, disse. “Ao invés de a gente ficar analisando se alguém ganha com isso, o que nós temos que ter certeza é que a democracia perde,” disse.
“Se tudo vai se encontrar na base da bordoada, na base da violência, na base do murro, na base do tiro, na base da faca, para onde é que vai a democracia? E como eu sou um defensor da democracia, eu acho que nós temos que condenar,” acrescentou.
O presidente brasileiro já havia dito no sábado (13), que “o atentado contra o ex-presidente Donald Trump deve ser repudiado”.
“O atentado contra o ex-presidente Donald Trump deve ser repudiado veementemente por todos os defensores da democracia e do diálogo na política. O que vimos hoje é inaceitável,” escreveu o presidente na rede social X, antigo Twitter.