• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Macron diz ser 'impossível' manter acordo de livre comércio com o Mercosul e pede encerramento das negociações

Macron diz ser 'impossível' manter acordo de livre comércio com o Mercosul e pede encerramento das negociações

Razão foi motivada após a UE instruir negociadores e encerrarem trocas com o Brasil

Por Da Redação
Ás

Macron diz ser 'impossível' manter acordo de livre comércio com o Mercosul e pede encerramento das negociações

Foto: Reprodução/YouTube

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que, após insistências na Comissão Europeia, é "impossível" manter o acordo de livre comércio com o Mercosul e pediu que as negociações fossem encerradas. A informação foi divulgada na segunda-feira (29), depois do Palácio Eliseu comunicar que a União Europeia instruiu os negociadores europeus a encerrarem as trocas comerciais com o Brasil.  

Um assessor do presidente francês afirmou à agência Reuters que "Macron reiterou com muita firmeza à comissão o fato de que é impossível concluir as negociações nessas condições". 

Na última semana, representantes comerciais da União Europeia (UE) e do Mercosul reuniram-se em Brasília para discutir um potencial acordo comercial, contudo, houve pouco avanço nas negociações.

Diante dos protestos em larga escala iniciados por agricultores na semana passada, o presidente francês comprometeu-se a exercer pressão sobre a UE para realizar alterações na regulamentação ambiental relacionada às terras agrícolas, em resposta às demandas dos sindicatos agrícolas. Insatisfeitos, os manifestantes persistiram no bloqueio das principais estradas ao redor de Paris utilizando tratores. A revolta dos fazendeiros franceses desencadeou manifestações em outros países, incluindo Alemanha e Polônia.

“A Comissão Europeia entendeu que é impossível chegar a um acordo nesse contexto. Acho que ela viu a situação na França, na Alemanha, na Polônia, na Holanda, em toda a Europa”, reiterou o assessor francês. “Entendemos que a Comissão instruiu seus negociadores a encerrar a sessão de negociação em andamento no Brasil e, em particular, a cancelar a visita do vice-presidente da Comissão, que estava prevista para haver uma conclusão”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.