Mãe Bernadete é homenageada durante tributo em comunidade Quilombola na Bahia
Comunidade Quilombola de Pitanga recebeu computadores e antena Gesac durante cerimônia

Foto: Reprodução/FundaçãoCulturalPalmares
Mãe Bernadete, a líder quilombola assassinada a tiros em Salvador, em 17 de agosto de 2023, foi homenageada durante um tributo neste domingo (27), na comunidade Quilombola de Pitanga de Palmares, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador.
O evento foi marcado pela memória, luta e reafirmação de direitos. Reuniu líderes religiosos - yalorixás, babalorixás e sacerdotes de religiões de matriz africana -, além de representantes de movimentos sociais ligados à luta por justiça racial e territorial.
Durante o tributo, foram feitas manifestações culturais, feira de agricultura familiar, oficinas de artesanato e celebrações religiosas de matriz africana. Além disso, a comunidade também recebeu oito computadores e uma antena Gesac. A entrega fez parte do programa "Computadores para a Inclusão", do Ministério das Comunicações.
O filho de Mãe Bernadete, Jurandi Pacífico dos Santos, estava presente na cerimônia e ressaltou a importância de políticas públicas que respeitem a memória, a cultura e os direitos da comunidade.
“O local onde minha mãe foi executada foi escolhido para ser o polo de informática. Os computadores e a internet que ganhamos será de suma importância para o desenvolvimento da comunidade. Não tínhamos esse acesso. É uma benção de Deus esses computadores”, disse ele.