Política

Maia diz que não entendeu ida "atabalhoada" de Weintraub aos Estados Unidos

Maia ainda afirmou que Fundeb será votado "com certeza" em julho

Por Juliana Dias
Ás

Maia diz que não entendeu ida "atabalhoada" de Weintraub aos Estados Unidos

Foto: Reprodução

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, alfinetou mais uma vez, nesta terça-feira (23), o ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, que foi aos Estados Unidos depois de anunciar que sairia da Pasta.  Maia falou não ter entendido a necessidade de se criar um ambiente para ele sair do país e a confusão que foi criada com isso.

"Ele tava fugindo de alguém, estranho né? Vai ser a primeira vez na história que alguém diz que está exilado e tem apoio do governo, geralmente é ao contrário, as pessoas fogem porque estão sendo perseguidas pelo governo", afirmou Maia que continuou: "É uma coisa meio atabalhoada, não faz muito sentido. Ninguém está sentindo falta dele no ministério da Educação e ninguém queria que ele ficasse no Brasil de qualquer jeito, porque, de fato, é uma pessoa que mais atrapalhou que ajudou", concluiu.

Ainda sobre a questão da educação, Maia adiantou que há previsão de votar o texto da deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), relatora do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). De toda forma, ele ponderou que o crescimento do percentual e participação da União (que é de 10%) vai ser menor do que o previsto antes da pandemia.

"O Fundeb vota em julho com certeza. Nas próximas duas semanas, eu acredito que a gente tem condição de ter um relatório pronto, está na hora de avançar. A única questão é que a aceleração do incremento da União vai ter que ser menor do que nós gostaríamos, porque nós vamos ter que arranjar recursos para cobrir a queda de arrecadação do Fundeb e também dialogar com o governo para conseguir recursos para a parte da educação à distância, que é um tema importante e urgente", explicou.

A estimativa é que a deputada apresente o relatório na quinta-feira (25) e que a votação aconteça ainda em julho.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.