Maior avião do mundo, Antonov-225, foi destruído, afirma Ucrânia
Aeronave, chamada "Mriya", estava estacionada em um aeródromo perto de Kiev quando foi atacada

Foto: Reprodução/Arquivo pessoal/ThiagoVinholes
A Ucrânia divulgou, no domingo (27), que o Antonov AN-225, foi destruído durante a invasão russa. A informação é da defesa estatal ucraniana Ukroboronprom, que administra a aeronave. A empresa divulgou um comunicado afirmando que o avião havia sido destruído.
Segundo a Ukroboronprom, a reconstrução ficaria às custas da Rússia – com um gasto estimado em US$ 3 bilhões. “Estima-se que a restauração demande mais de US$ 3 bilhões e mais de cinco anos”, disse o comunicado. “Nossa tarefa é garantir que esses custos sejam cobertos pela Federação Russa, que causou danos intencionais à aviação da Ucrânia e ao setor de carga aérea”.
O AN-225 estava estacionado em um aeródromo perto de Kiev quando "ocupantes russos" o atacaram, disseram autoridades do país.
No entanto, não houve confirmação independente de destruição da aeronave. A Antony Company disse, em uma publicação no Twitter, que não poderia verificar a “condição técnica” da aeronave até que ela fosse inspecionada por especialistas.
Mas as forças russas afirmaram ter capturado o aeródromo de Hostomel, onde o AN-225 estava localizado, na sexta-feira (25). Segundo uma equipe da CNN, tropas aerotransportadas russas tomaram posições.
Caso o ataque seja confirmado, será um fim chocante de uma aeronave, denominada “Mriya”, ou “sonho” em ucraniano, que serviu por mais de 30 anos, desde os dias da União Soviética.
O AN-225 foi elaborado para ajudar no transporte aéreo durante crises em outros países. Ele decolou pela primeira vez em 1998 e está em serviço desde então. Este é o único AN-225 construído pela Antonov. A construção de um segundo avião foi iniciada, mas nunca foi concluída.
O Myria, até os dias atuais, segue sendo a aeronave mais pesada já construída. É alimentado por seis motores turbofan, tem um peso máximo de carga útil de 250 toneladas, que pode ser transportada dentro ou nas costas. Ele também possui a maior envergadura de qualquer avião em serviço operacional, equivalente a um prédio de 29 andares.