Mais calor e menos chuva: 2025 pode ser um dos anos mais quentes já registrados
Especialistas permanecem pessimistas quanto a mudanças significativas que possam reverter esse cenário
Foto: Reprodução/Pexels
O centro nacional de meteorologia britânico, Met Office, sugeriu que 2025 será um dos três anos mais quentes já registrados, atrás apenas de 2024 e 2023. Isso significa que, embora o calor seja menos intenso, ele ainda será extremo.
O ano de 2024 foi marcado por extremos climáticos, onde o país enfrentou meses sob uma densa camada de fumaça, causada pelos incêndios florestais, além de ter vivido a pior seca da história. Também teve o caso das chuvas intensas que devastaram o estado do Rio Grande do Sul, e o ano ainda terminou sendo o mais quente já registrado.
Os dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do programa europeu Copernicus e do Met Office indicam que, em 2025, podemos esperar temperaturas acima da média no país; mudanças nos padrões de chuva com índices abaixo da média; oceanos ainda aquecidos e uma seca persistente, agravada por mais calor e menos chuva.
Os especialistas permanecem pessimistas quanto a mudanças significativas que possam reverter esse cenário. As previsões são feitas com base em modelos climáticos que permitem observar com maior clareza os dados para períodos de até três meses. Já a análise do ano como um todo é baseada em tendências.