Tecnologia

Mais de 28 milhões de brasileiros não usaram a internet em 2021, afirma IBGE

Pesquisa aponta que o principal motivo alegado para o não uso da internet foi não saber como

Por Da Redação
Ás

Mais de 28 milhões de brasileiros não usaram a internet em 2021, afirma IBGE

Foto: Pexels

De acordo com um levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, aproximadamente 28,2 milhões dos cidadãos brasileiros não usaram a internet em 2021. O número representa 15,3% das pessoas com mais de 10 anos no Brasil, mas é um valor menor do que o encontrado na última vez em que essa pesquisa foi feita.

O instituto divulgou, em 2019, que 36,9 milhões de pessoas no Brasil não tinham usado a internet. O número representava 20,5% da população acima dos 10 anos de idade, então houve uma considerável redução de pessoas fora da rede nos últimos dois anos. Pesquisa semelhante não foi feita em 2020 por causa da pandemia.

Principais motivos

O principal motivo alegado para o não uso da internet foi não saber como. 42,2% dos entrevistados que disseram não ter usado a tecnologia responderam que não fizeram isso porque não sabem utilizar. A falta de interesse aparece em segundo lugar, com 27,7%.

Além disso, o valor dos equipamentos ou da assinatura foi impeditivo para 20,1% dos entrevistados e apenas 5,3% responderam não ter acesso disponível em suas localidades.

No entanto, o ano de 2021 marcou também a primeira vez em que mais da metade dos idosos respondeu que usa a internet. Dos entrevistados, 57,5% das pessoas com mais de 60 anos responderam que acessam, contra 44,8% em 2019.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.