Mais de 29 mil golpes por mês em anúncios de emprego são realizados em plataformas digitais
Dado é referente aos cinco primeiros meses deste ano
Foto: Reprodução
Um levantamento da plataforma de compra e venda OLX apontou que cerca de 29 mil golpes por mês foram aplicados em pessoas que buscavam trabalho de janeiro a maio de 2022.
Entre as fraudes estão anúncios de vagas falsas, com o intuito de conseguir informações pessoais dos candidatos, a exemplo do CPF e dados bancários, até golpes financeiros, como a cobrança de taxas para seleções de vagas inexistentes.
Os golpistas realizam anúncios na internet, com ofertas de empregos chamativas, com promessa de altos ganhos e poucas horas de trabalho. Já outros, enviam mensagens de texto ou pelo WhatsApp utilizando o nome de empresas reconhecidas como forma de atrair as vítimas.
Ainda de acordo com a pesquisa, que ouviu quase 1.500 pessoas, 46% dos entrevistados haviam buscado vagas de emprego online nos últimos dois meses. No primeiro contato, 80% das pessoas já passam o número do celular, 64% o e-mail e o nome completo e 18% o número do CPF.
56% dos entrevistados indicaram que recebem retorno por aplicativos de mensagem após se candidatarem a vagas de emprego e outros 45% por e-mail.
Carteira de trabalho assinada (45%), carga horária (43%), não precisar de experiência prévia (43%) e salário (39%) são os diferenciais que mais atraem quem procura emprego.