• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Mais de 40% dos brasileiros fazem compras de produtos anunciado por influenciadores
Brasil

Mais de 40% dos brasileiros fazem compras de produtos anunciado por influenciadores

Brasil lidera o ranking mundial de relevância desses profissionais no consumir

Por Da Redação
Ás

Mais de 40% dos brasileiros fazem compras de produtos anunciado por influenciadores

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

Um estudo do Cupom Válido, com dados das empresas especializadas em dados de consumo e redes, Statista e HootSuite, aponta que mais de 43% dos brasileiros já realizaram uma compra depois de o produto ser anunciado por influenciadores. O Brasil lidera o ranking mundial de relevância desses profissionais no consumir. 

O levantamento mostra também que essa referência pode levar a gastos excessivos e desnecessários. De acordo com Mariana Hargreaves, CMO da agência de marketing de influência Media For Stars, o retorno em vendas dos influenciadores costuma ser de 15% a 20%, "percentual expressivo em uma área em que há várias estratégias". 

A educadora financeira e líder de conteúdo da Mobilis, Larissa Brioso, disse à CNN Brasil, que orienta os consumidores a fazerem uma lista de compras e planejem os gastos do mês. “O consumidor precisa ter consciência que há uma relação do que precisa. Assim, ao ver uma indicação de um influenciador ou um anúncio nas redes sociais, fica mais simples conferir se é algo necessário, que dá para pagar sem prejudicar a saúde financeira dele. Planeje também sempre os gastos do mês, mapeie tudo o que realmente precisa em uma lista de compras”. 

Pesquisar o produto antes de efetuar a compra também é um passo importante. "Nem sempre alguém famoso vai indicar produtos ou serviços que de fato consome e gosta. Então, é preciso ter bastante cuidado e, depois de ver a indicação, faça pesquisas e colha opiniões de outras pessoas para ter detalhes relevantes sobre o que deseja gastar ou mesmo investir o seu dinheiro", alerta Brioso

A educadora ainda ressalta que promoção nas redes sociais de um item desnecessário, não significa economia. "Ao realizar um gasto não planejado ou que não está na sua lista de necessidades, você não está economizando dinheiro em uma oferta, mas sim gastando uma quantia que pode ser muito importante para a realização de outros objetivos", explica.

Além disso, pensar com calma sobre a compra é o melhor caminho. "Deixe para adquirir o item apenas depois de algumas horas ou dias após ver uma propagando e até mesmo uma oferta. Você ganha tempo para refletir sobre suas necessidades e, quando for efetivar a compra, pode simplesmente perceber que ela não faz sentido para o seu momento atual", destaca. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.