Mais de 6 milhões de empresas oferecem cashback no Brasil, aponta Sebrae
Sistema que recompensa consumidor com parte do valor gasto de volta já movimentou R$ 10 bilhões no país
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O cashback se tornou uma tendência popular entre os brasileiros, levando cada vez mais empresas a adotarem essa estratégia para fidelizar seus clientes. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), quase 6,5 milhões de empresas já oferecem programas de cashback. Além disso, um levantamento do site Cuponomia revela que, em 2021, o cashback movimentou cerca de R$ 10 bilhões no país.
Até o Governo Federal estuda a implementação de um modelo de devolução de impostos para pessoas de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). As datas comemorativas também impulsionam a procura dos consumidores por empresas que oferecem essa modalidade.
Cashback
A expressão "cashback" traduz a dinâmica dessa estratégia: "dinheiro de volta". O modelo, originado nos Estados Unidos na década de 1980 por uma operadora de cartão de crédito, popularizou-se no Brasil, especialmente nos últimos dez anos. Na prática, funciona da seguinte maneira: ao realizar uma compra, o consumidor recebe de volta uma porcentagem do valor gasto.
Esse valor pode ser utilizado em futuras compras ou como desconto em uma transação. Essa estratégia beneficia tanto pequenos quanto grandes negócios, bancos e varejistas, sendo também uma forma de garantir clientes fiéis à marca por um longo período.
"A modalidade é popular no Brasil devido à facilidade na troca e recebimento do dinheiro de volta. Vale a pena o consumidor verificar as empresas que realmente se comprometem a recompensar o valor. Essa prática tem muito potencial para continuar crescendo", comenta Aluisio Diniz Cirino, CEO da Lecupon, empresa que oferece soluções em gestão de benefícios personalizados para empresas e entidades.
A recompensa no bolso
O percentual de recompensa oferecido pela compra varia de empresa para empresa, e o cenário é amplo e criativo nesse sentido.
Programas de milhas e pontos são exemplos de modalidades que podem ser usadas como cashback. Nesses casos, o consumidor acumula pontos que são convertidos em benefícios futuros. Além disso, os bancos oferecem cashback ao solicitar um cartão de crédito com o programa incluso, permitindo aproveitar os benefícios das compras. É possível receber cashback ao fazer compras no débito, pagar contas ou comprar em lojas online.
Outra forma de recompensa é o uso de selos e cartelas, frequentemente utilizados por jornais ou marcas de alimentos. Basta juntar uma quantidade específica de selos e resgatar o "prêmio". Em média, a devolução pode chegar a até 5% do valor das compras, mas em ocasiões de grande movimento no comércio, as oportunidades são ainda maiores.