• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Mais de 90% das cidades gaúchas são atingidas por enchentes devido às chuvas
Brasil

Mais de 90% das cidades gaúchas são atingidas por enchentes devido às chuvas

Com previsão de chuvas até domingo, estado acumula 136 mortos e 125 desaparecidos

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Mais de 90% das cidades gaúchas são atingidas por enchentes devido às chuvas

Foto: Divulgação/Concresul

Mais de 90% dos municípios gaúchos foram afetados devido às fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul desde a semana passada. Cerca de 445 cidades de 497 foram atingidas, afetando mais de 2 milhões de pessoas, segundo boletim da Defesa Civil divulgado neste sábado (11).

São cerca de 136 mortos e 125 desaparecidos, contabilizados pelo Estado. As forças de segurança, com auxílio de voluntários, conseguiram resgatar 74,1 mil pessoas e mais de 10 mil animais. 

Até o momento, 20 mil homens e mulheres foram mobilizados pelas Forças Armadas para atuar na Operação Taquari 2, como foi batizado o esforço de resgate e contenção dos efeitos das enchentes no estado.

A Defesa Civil alertou neste sábado, a previsão de fortes chuvas e persistentes com risco de alagamentos e descargas elétricas nas regiões Oeste, Centro, Vales, Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA), Serra e Litoral Norte. As autoridades seguem alerta para o caso de agravamento da situação. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê fortes chuvas no Rio Grande do Sul. A expectativa é de que o cenário se prolongue até esse domingo (12), com intensidade entre o centro-norte e leste do estado, incluindo o litoral norte e o sul de Santa Catarina.

Neste sábado (11), a Defesa Civil também atualizou as informações de monitoramento das barragens, usando três níveis:  Nível de Emergência, quando há risco de ruptura iminente, exigindo providências para preservação de vidas; Nível de Alerta, quando as anomalias representam risco à segurança da barragem, exigindo providências para manutenção das condições de segurança; e Nível de Atenção, que é quando as anomalias não comprometem a segurança da barragem no curto prazo, mas exigem monitoramento, controle ou reparo no decurso do tempo.

O Nível de Emergência é o mais perigoso, há pelo menos três barragens no Estado nessa situação. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.