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Bahia

Mais uma vez, aglomeração de pessoas é registrada em metrô de Salvador

Medidas aplicadas pela CCR Metrô Bahia não tem surtido efeito

Por Da Redação
Ás

Mais uma vez, aglomeração de pessoas é registrada em metrô de Salvador

Foto: Divulgação | Leitor FAROL DA BAHIA

Imagens enviadas por um leitor do FAROL DA BAHIA mostrou que a CCR Metrô Bahia, responsável pela gestão do sistema de transporte, não tem estado atenta ao cumprimento dos protocolos sanitários contra a covid-19 dentro dos vagões de metrô da capital baiana.

Uma imagem mostra que os passageiros, apesar de utilizarem máscaras, estão aglomerados e sem nenhum tipo de orientação com marcações no chão para evitar o distanciamento social. 

Em setembro, o FAROL DA BAHIA mostrou um vídeo em que passageiros ficaram expostos ao novo coronavírus dentro de um metrô com superlotação. Nas imagens, um homem chega a relatar que não tinha nem espaço para segurar nas barras de apoio. (Reveja o caso aqui)

Após a repercussão do caso, o Ministério Público do estado (MP-BA), apresentou uma ação na Justiça que determinou, em caráter liminar, que a CCR Metrô cumpra todos os protocolos destinados para a prevenção da covid-19, incluindo marcações no piso para sinalização do distanciamento. (Relembre aqui)

Questionada sobre a situação recente, a CCR Metrô Bahia informou em nota que tem adotado estratégias para evitar aglomerações, como o aumento de trens conforme a demanda de passageiros além da verificação da taxa de ocupação nos vagões. A empresa também disse que todas as medidas estão em conformidade com os protocolos sanitários para evitar a proliferação do novo coronavírus. Veja abaixo:

"A CCR Metrô Bahia vem atuando no combate à Covid-19 e adotou estratégias como intensificação de limpeza de trens e áreas comuns como corrimãos de escadas rolantes e fixas, linhas de bloqueios, elevadores, bilheterias e máquinas de autoatendimento, além do álcool em gel 70%, e reposição contínua de sabonetes líquidos em todas as estações de metrô e terminais de ônibus administrados pela concessionária – todos esses espaços possuem banheiros com pia para higienização correta das mãos também. 

Além dessas ações, a concessionária criou avisos sonoros especiais para orientar os clientes sobre a necessidade de evitar aglomerações, com reforço realizado pelos Agentes de Atendimento e Segurança; sinalização com adesivos de chão que recomendam a distância segura nas estações e terminais de ônibus; e colocou banners informativos nos acessos às estações sobre a obrigatoriedade das máscaras, além de desenvolver e apoiar campanhas de conscientização sobre a doença utilizando recursos como banners, TV Trem e Mub Digital.

Outra estratégia é a verificação contínua e regular da taxa de ocupação de cada trem durante toda a operação para que seja realizada a adequação da oferta, em função da demanda. Ou seja, quando é identificado aumento da demanda, mais trens são programados para entrarem em operação, imediatamente. Todas as ações estão em sintonia com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde, secretarias estaduais de saúde, Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANP Trilhos) e Programa de Prevenção e Controle do Coronavírus do Grupo CCR para o enfrentamento à Covid-19".

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