Manifestação em Brasília: lista de presos por invasão à Praça dos Três Poderes tem mais de mil nomes
Manifestantes invadiram e depredaram prédios públicos do Distrito Federal no domingo (8)
Foto: Reprodução
A lista de pessoas presos por conta das invasões e vandalismo nas Praça dos Três Poderes, em Brasília, no domingo (8), chegou a 1.167 nomes na quinta-feira (12). A relação foi divulgada pela Secretaria de Administração Penitenciária do DF (Seap-DF), após decisão da Justiça.
Entre os presos, também estão participantes do acampamento que foi desmontado no Quartel-General do Exército em Brasília. As prisões foram decretadas depois que as sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário foram invadidas e depredadas.
Segundo a Seape, até a noite de quarta (11), 696 homens foram levados ao Centro de Detenção Provisória 2, no Complexo da Papuda, e 442 mulheres foram encaminhadas à Penitenciária Feminina do DF.
O prejuízo ao patrimônio público está calculado em ao menos R$ 3 milhões apenas na Câmara dos Deputados, que junto com o Senado Federal compõe o Congresso Nacional.
Devido ao alto número de prisões, não é possível que a Gerências de Atendimento aos Internos – Geaits das unidades prisionais realizem comunicações individuais. Por isso, a Justiça mantém uma lista atualizada das pessoas transferidas para o Sistema Prisional, a fim de possibilitar o acesso de familiares e advogados a elas.