Marcelo Castro diz que depoimento de Milton Ribeiro está mantido no Senado
Ausência do ex-ministro pode ocasionar abertura da CPI do MEC
Foto: Agência Brasil
O presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, Marcelo Castro (MDB-PI), disse nesta terça-feira (29), que aguarda o comparecimento do agora ex-ministro da Educação Milton Ribeiro na audiência pública marcada para a próxima quinta-feira (31).
De acordo com Marcelo Castro, uma eventual ausência de Ribeiro pode levar à instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as suspeitas sobre a atuação de pastores no ministério e de cobrança de propina para liberação de verbas da pasta. Na última segunda-feira (28), Milton Ribeiro foi exonerado do Ministério da Educação. Na semana passada, foi revelada uma gravação na qual o ministro diz repassar verbas do ministério para municípios indicados por dois pastores a pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Na última quinta-feira (24), a comissão aprovou convite para que o Ribeiro dê explicações sobre as denúncias envolvendo o MEC. Além dele, foram convidados outros envolvidos no caso, como os pastores Gilmar Silva e Arilton Moura, suspeitos de atuarem na liberação de verbas do MEC, e o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes da Ponte. Após a exoneração, Ribeiro ainda não se manifestou se pretende comparecer à audiência.