Marcos Olsen toma posse no comando da Marinha
Evento ocorreu sem a presença do antecessor do cargo, Almir Garnier Santos
Foto: Reprodução
O almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, novo comandante da Marinha do Brasil, tomou posse nesta quinta-feira (5). O seu antecessor Almir Garnier Santos não compareceu para a troca do comando e mandou apenas uma mensagem para ser lida na cerimônia.
Garnier desejou, na mensagem, êxito ao novo comandante e ao atual ministro José Múcio Monteiro, que durante a cerimônia foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Naval. No texto, o ex-comandante disse ter "total confiança que a leal e disciplina da Marinha de Tamandaré saberá engradecer todas as suas diretrizes em prol da soberania da nossa nação."
Também marcaram presença no evento, os atuais comandantes do Exército, Júlio César Arruda, e da Força Aérea Brasileira, Marcelo Kanitz Damasceno.
Além disso, estava presente um dos principais auxiliares do ex-presidente Jair Bolsonaro, o almirante Flávio Rocha — chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da gestão Bolsonaro, ele segue como oficial da ativa por mais um ano e assumirá uma área responsável pela segurança na Naval.
Ao ser questionado se tem mantido contato com o ex-presidente, o almirante Flávio Rocha disse que tem conversando com Bolsonaro, mas tem evitado falar sobre política.