Marinha e Polícia Federal apreendem mais de 3 toneladas de cocaína durante operação na costa nordestina
Apreensão é a maior já feita em alto mar na história do país
Foto: Divulgação/Marinha do Brasil
A Marinha do Brasil e a Polícia Federal apreenderam, em uma ação conjunta realizada na costa de Pernambuco, 3,62 toneladas de cocaína. Essa foi a maior apreensão de drogas da história realizada no mar brasileiro. A ação fez parte da Operação Ágata Nordeste, que visa combater os crimes transfronteiriços e ambientais.
As drogas foram apreendidas em uma embarcação chamada “Palmares 1”, que levava cinco tripulantes e tinha como destino a África. A abordagem foi realizada a 18 milhas náuticas de Recife, cerca de 33 quilômetros. Após acharem as drogas, o barco utilizado pelos contrabandistas foi rebocado pelo navio-patrulha para o Porto do Recife.
A operação contou com o apoio de um dos três navios-patrulha de 500 toneladas da Marinha. Os modelos possuem autonomia para longas distâncias, além de arquitetura naval desenvolvida para enfrentar as condições adversas em alto-mar, sendo ideais para operações como essa.
Operações decorrentes de inteligência marítima são realizadas regularmente na costa brasileira. De 2020 até o momento, elas já resultaram na apreensão de cerca de 18 toneladas de cocaína, 4,3 toneladas de haxixe, 695 toneladas de cigarro, 113,34 toneladas de pescado, 14 toneladas de maconha e 3.146 metros cúbicos de madeira.