Mata Atlântica registra queda de 14% no desmatamento; Bahia lidera o ranking estadual
Apesar da queda, as regiões desmatadas aumentaram de 11,2 para 12,5 hectares

Foto: Reprodução/TomazSilva/AgênciaBrasil
O bioma da Mata Atlântica registrou queda de 14% no desmatamento em 2014, mas ainda está em alerta para questões do clima e para a população. Os estados de Piauí e Bahia lideram o ranking estadual de áreas desmatadas. Segundo o Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD), apesar da queda, o tamanho das regiões desmatadas aumentaram de 11,2 para 12,5 hectares, apontando uma forte pressão para eventos maiores.
Os dados foram apresentados pela SOS Mata Atlântica, com base em levantamento dos dois principais sistemas de monitoramento da região, Instituto Nacional Pesquisas Espaciais (INPE), e o SAD. Segundo o Diretor Executivo da Organização, o desmatamento ainda representa uma grande ameaça, considerando que o bioma abriga 70% da população brasileira e sustenta mais de 80% do PIB nacional.
Ele também ressaltou que "no contexto das crises globais do clima e da biodiversidade, das tragédias ambientais e das recorrentes crises hídricas no Brasil, a degradação da Mata Atlântica amplia o risco de colapso dos serviços ecossistêmicos essenciais à nossa qualidade de vida, à segurança alimentar e à economia do país", disse à CNN.
Bahia lidera o ranking estadual de desmatamento
No estado da Bahia, embora o total tenha caído 37% em relação ao ano anterior, a destruição de matas maduras passou de 2.456 para 4.717 hectares. O Piauí também está na liderança, mas foi o movimento inverso a Bahia, registrando um aumento de 44% da área desmatada, chegando a 23.030 hectares.
Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais são os estados que tradicionalmente concentram grandes perdas, mantendo a tendência de queda verificada. O monitoramento também abordou as questões enfrentadas pelo Rio Grande do Sul, que teve um salto devido aos deslizamentos em decorrência das chuvas que ocorreram em maio de 2024.