• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Mato Grosso do Sul declara estado de emergência em 14 cidades devido a incêndios no Pantanal

Mato Grosso do Sul declara estado de emergência em 14 cidades devido a incêndios no Pantanal

Entre junho e julho, foram registrados 2.165 focos de calor na região

Por Da Redação
Ás

Mato Grosso do Sul declara estado de emergência em 14 cidades devido a incêndios no Pantanal

Foto: Força Nacional de Segurança Pública

Em decreto publicado nessa sexta-feira (22), no Diário Oficial, o Mato Grosso do Sul declarou estado de emergência por 180 dias em 14 municípios em razão aos incêndios no Pantanal. 

O ofício relata que o estado passa por uma das maiores estiagens dos últimos anos. Segundo plataforma de queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), foram registrados 2.165 focos de calor de junho a julho. 

A pesquisadora Julia Rodrigues, do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, aponta que, até o dia 20 de julho, foram mais de 121 mil hectares queimados no Pantanal sul-matogrossense neste ano, 34% a mais que em 2021.

"Maio teve uma área queimada ali entre os municípios de Corumbá e Aquidauana, no Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro. Por enquanto, foi o mês que mais queimou. Junho não teve tanta área queimada e em julho voltou o aumento da área queimada, ali na região de Corumbá, perto do Ladário, e em Porto Murtinho perto da terra indígena de Kadiwél", aponta o relatório.

No decreto, fica autorizada a convocação de voluntários e a entrada de agentes de defesa civil em residências para prestar socorro ou para retirar pessoas. O texto dispensa também licitação para aquisição de bens, serviços e obras de forma emergencial.

Aproximadamente R$ 38 milhões podem ser usados para atender as medidas previstas no decreto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário